Há muitas maneiras de se incorporar práticas ESG a um negócio. Controlar a emissões de CO2, causar impacto social positivo e adotar transparência na gestão são algumas delas. Mais importante, entretanto, é entender por que fazemos isso.
Para a Perto, praticar ESG é natural, porque nossos principais valores são eficiência e cuidado. A partir deles, descobrimos um mundo de oportunidades pouco exploradas na aviação, desde a economia circular até a diversidade dos talentos da nossa equipe.
Por exemplo: o DVJ, nossa aeronave número 1, é uma máquina robusta da década de 70. Ela passou por uma reforma minuciosa, que inclui um novo motor e um dos mais modernos sistemas de navegação disponíveis atualmente. Isso nos inspirou para criar um serviço de retrofit, em que aeronaves são reincorporadas à frota brasileira com um nível de segurança além dos padrões exigidos pela ANAC. Aeronaves deixam de ser descartadas e passageiros voam com menores riscos. Trouxemos para a Perto gente muito sênior e experiente que estava sendo pouco valorizada na aviação civil. Esses profissionais atuam em conjunto com nossos talentos jovens e fazem circular o conhecimento, agregando inteligência e diversidade à Perto.
Estamos atentos às novas tecnologias e combustíveis como parte da solução para uma aviação com menor emissão de CO2. Enquanto elas ainda não estão disponíveis, fazemos a nossa parte ao otimizar a performance das aeronaves. Uma aeronave que voa poucas horas por mês não é um bom negócio. Mas se agregamos várias aeronaves e um sistema inteligente de gestão, ganhamos eficiência em todas as pontas do negócio. Reduzimos custos e ainda aumentamos o acesso das pessoas a deslocamentos aéreos.
Com mais aeronaves voando, cumprimos nossa missão de aproximar as pessoas das coisas que são importantes para elas. Porque a ideia de ESG, no fundo, nasceu da compreensão de que é preciso cuidar dos ativos que temos. Nós fazemos ESG cuidando de pessoas, de aeronaves e ajudando o Brasil a se mover com eficiência e agilidade.
* Sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança